CASOS COMPLEXOS - ADOLESCENTES, ADULTOS
TRATAMENTO PERSONALIZADO - DA INTERNAÇÃO A RECUPERAÇÃO
CONTATO: (11) 3062-9516 - (11) 3062-2485 - (11) 5084-3041 - E-mail: alamedas@clinicalamedas.com.br
Médico Resp. Dr. Ronaldo Laranjeira - CRM - 44.625
Psicoterapia em Grupo

Modifica padrões de comportamentos disfuncionais que dificultam o processo de desenvolvimento pessoal e de relacionamentos interpessoais. O grupo favorece as identificações e as generalizações pela ampla variedade de opiniões, valores e modelos de outros comportamentos de pessoas com problemas semelhantes ou diferentes.

Os grupos oferecidos

 • Prevenção da Recaída

 
Elaborado com as Técnicas de Intervenções Específicas e Globais da Prevenção de Recaída, o programa engloba a psicoeducação sobre a dependência química, a reestruturação cognitiva e a reavaliação de crenças e pensamentos mal adaptativos. Prepara e ajuda o paciente a identificar e enfrentar situações de risco, aumentando sua capacidade de gerenciar e solucionar situações de perigo para recaídas e fazer amplas mudanças no estilo de vida.
 
Treinamento de Habilidades Sociais
 
É um programa com técnicas de ensaio comportamental, modelação, modelagem, feedback verbal, tarefas de casa, reestruturação cognitiva, solução de problemas e relaxamento. Visa instrumentalizar os dependentes químicos a procurar por novas fontes de interesse, aprimorar condutas e atitudes adaptativas em contextos interpessoais sem a participação de drogas, fortalecendo-os diante de situações de risco.
 
Conexão
 
O Grupo de Conexão tem o objetivo de proporcionar um espaço para pesquisas e debates sobre temas atuais, expandir o campo de visão e a interação com o mundo, estimular a ampliação de conhecimentos gerais bem como o despertar do senso crítico para assuntos da atualidade.
 
Psicoeducativo
 
Oferecido para Grupo de pacientes e para Grupo de familiares, o Grupo Psicoeducativo esclarece, orienta e informa sobre as características clínicas, psicológicas, comportamentais e emocionais que envolvem a Dependência Química e o seu tratamento. Além disso, possibilita maior entendimento do seu processo, maior adesão ao tratamento e prevenção à recaída. 
 
Saída Dirigida:
 
Os pacientes praticam e ampliam estratégias de reabilitação que favorecem a mudança de estilo de vida e a aquisição e/ou resgate de hábitos saudáveis, reconquistam a auto-estima e autoconfiança, diminuem o isolamento social a partir do contato com diferentes pessoas, lugares e momentos de lazer.
 
Espiritualidade
 
A proposta deste grupo é cultivar (trabalhar/desenvolver) a dimensão espiritual do ser humano pela reflexão, interiorização e meditação, favorecendo um encontro consigo mesmo e o despertar espiritual.
 
 
Grupo Operativo
 
Compartilha necessidades em torno de objetivos comuns. Roda de conversa, possivelmente com uma temática pré-estabelecida, sempre de acordo com o tema da semana. O Grupo Operativo pressupõe aprendizado; aprender em grupo não significa obter um conhecimento formal, mas uma atitude mental aberta e investigatória. Aprender, portanto, vem a ser uma nova leitura da realidade e a sua apropriação ativa, no aqui, agora e consigo mesmo.
 
Grupo Atua-Ação
 
Surgiu da necessidade de assistir os pacientes durante os finais de semana, em que a procura pelo lazer é enfatizada e suas questões pessoais e as referentes à dependência química estão mais acentuadas. Tem como objetivos principais: ampliar e praticar habilidades sociais e estratégias de reabilitação, aprendizado social, diminuição do isolamento, retorno à sociedade de maneira saudável, contato com diferentes pessoas, lugares e momentos de lazer.
 
Oficinas Expressão Artística
 
As Oficinas de Expressão Artística favorecem a interação grupal, planejamento e organização, flexibilidade mental e cognitiva, funções sensório-motoras, estimular a criatividade e talentos, exercitar a concentração, motricidade e controle das emoções através da prática de atividades de expressão, como marcenaria, pintura, desenho, artesanato, fotografia e dramatização. Dessa forma, amplia-se a maneira de o indivíduo ver e perceber o mundo exterior e interior.
 
Oficina de Informação
 
Proporciona cultura, informação e entretenimento, o que favorece a exploração, conhecimento, domínio e compreensão das notícias atuais e promove interação e troca de experiências entre pacientes.
 
Links Sugeridos

Entre em Contato

Email alamedas@clinicalamedas.com.br

Fones
(11) 3062.9516
(11) 3062.2485
(11) 5084.3041

Nossa Localização

Endereço
Alameda Canuri, 97 - Planalto Paulista
São Paulo - SP - CEP 04061-030

Mapa de Localização

Alamedas DayClinic
HospDia
Atendimento
Individualizado
Serviços
Disponibilizados
Profissionais Psiquiatras Canal Exclusivo
Estrutura de Apoio
Psicólogos Canal Exclusivo
Estrutura de Apoio
Nosso Espaço Orientação
Familiar