CASOS COMPLEXOS - ADOLESCENTES, ADULTOS
TRATAMENTO PERSONALIZADO - DA INTERNAÇÃO A RECUPERAÇÃO
CONTATO: (11) 3062-9516 - (11) 3062-2485 - (11) 5084-3041 - E-mail: alamedas@clinicalamedas.com.br
Médico Resp. Dr. Ronaldo Laranjeira - CRM - 44.625
Reabilitação Neuropsicológica

A Reabilitação Neuropsicológica é um serviço de apoio ao tratamento da Dependência Química e outros transtornos psiquiátricos associados. Destina-se àqueles que já realizaram uma avaliação psiquiátrica ou neuropsicológica e, por conta do uso de substâncias psicoativas, tiveram algumas funções cognitivas prejudicadas. Dentre essas funções, podemos destacar a memória, atenção, percepção, linguagem e também as chamadas funções executivas, que abrangem, basicamente, a nossa capacidade de planejar e executar tarefas. A Reabilitação Neuropsicológica corrige, organiza e estimula essas funções para que o indivíduo desenvolva um pensamento crítico e autônomo. 
 
O estímulo sistemático das funções cognitivas habilita o indivíduo a definir com maior clareza seus objetivos e construir planos de ação; aguça a motivação e colabora, visivelmente, com o controle da impulsividade. Com isso, são ampliadas também as respostas de auto-eficácia frente a situações de risco. 
 
Existem dois modelos de Reabilitação Neuropsicológica: a restituição funcional e a compensação. A abordagem de restituição funcional se baseia no conceito de neuroplasticidade e o objetivo é o restabelecimento do nível prévio de funcionamento. O modelo de compensação utiliza-se de estratégias cognitivas e comportamentais visando suprir de maneiras alternativas os papéis funcionais dos sistemas neuronais lesionados. Nesse modelo de atendimento, traça-se um plano de ação a partir da demanda de cada paciente. As intervenções para estimulação das funções cognitivas ocorrem por meio de técnicas psicopedagógicas variadas e aplicação do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental).
 
O procedimento utilizado baseia-se na Teoria de Feuerstein, criador da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), a Teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM) e o programa de Enriquecimento Instrumental.
O PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) modifica as estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência mental e melhorando a qualidade do desempenho intelectual. Os resultados têm demonstrado maior aderência ao tratamento, pensamento mais reflexivo e maior flexibilidade cognitiva na tomada de decisões, maior atenção aos detalhes e maior controle da impulsividade.
Links Sugeridos

Entre em Contato

Email alamedas@clinicalamedas.com.br

Fones
(11) 3062.9516
(11) 3062.2485
(11) 5084.3041

Nossa Localização

Endereço
Alameda Canuri, 97 - Planalto Paulista
São Paulo - SP - CEP 04061-030

Mapa de Localização

Alamedas DayClinic
HospDia
Atendimento
Individualizado
Serviços
Disponibilizados
Profissionais Psiquiatras Canal Exclusivo
Estrutura de Apoio
Psicólogos Canal Exclusivo
Estrutura de Apoio
Nosso Espaço Orientação
Familiar